2019/1
05-06-2017

X Semana Acadêmica movimenta FacUnicamps

A primeira semana do mês de junho foi marcada por um dos eventos mais tradicionais e importantes da FacUnicamps: a Semana Acadêmica. Já em sua décima edição, o evento trouxe o tema 'Construindo acessos e quebrando barreiras' e foi realizado no prédio da instituição entre os dias 30 de maio e 02 de junho, contando com a participação de professores, coordenadores e milhares de alunos.

Envolvendo todos os cursos da FacUnicamps, a X Semana Acadêmica trouxe aos participantes mais de 90 minicursos, palestras e workshops, ministradas nos turnos matutino e noturno por professores da instituição e convidados. De cursos de Análise de investimentos, Estudos introdutórios de Karl Marx, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Coaching até Plantas Medicinais Diuréticas, Alimentos Industrializados e Produção de Penteados, os participantes do evento puderam expandir seus conhecimentos através da teoria e da prática, numa maratona de conhecimento e interação, além de ainda contar com horas complementares para seus respectivos cursos.

De acordo com o prof. Almério do Prado, coordenador-geral e um dos idealizadores da Semana Acadêmica, a realização deste evento significa uma grande experiência de interação docente e uma expansão do conhecimento prático-teórico. "O objetivo da FacUnicamps é interar seus alunos às demandas da sociedade, fazendo com que eles coloquem em prática os conhecimento adquiridos em sala de aula. A Semana Acadêmica é uma oportunidade para que os docentes mostrem isso", afirma ele.

Além de contar com minicursos, palestras e workshops, os alunos da FacUnicamps fizeram apresentações em dezenas de stands espalhados ao longo do prédio da faculdade. Pistas de dança e engenhocas desenvolvidas pelos próprios alunos, miniaturas de tanques de guerra e submarinos, bancas com comidas orgânicas feitas com alimento reciclado, espaço de jogos e brincadeiras para crianças, produtos artesanais e inúmeras reproduções fiéis de anatomia (o que incluiu até um falo gigante), o árduo trabalho dos acadêmicos resultou num show de conhecimento e aprendizado.

O evento foi encerrado na sexta-feira (2) com a apresentação do Coral FacUnicamps, que apresentou a performance vocal da canção 'Caderno', de Toquinho e 'Happy Day', da cultura popular norte-americana, terminando não sem deixar um gostinho de "quero mais" em todos os envolvidos.