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2020/2
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Biblioteca - Perguntas Frequentes
  • A biblioteca é aberta a todos ou somente para alunos da IES?
    Aberta para a comunidade acadêmica, pesquisadores e visitantes autorizados pela gerência.
     
  • A devolução do material levado por empréstimo pode ser feita por outra pessoa?
    Sim, a devolução pode ser realizada por qualquer pessoa, diferente do empréstimo, que deverá ser realizado apenas pelo usuário proprietário da carteira estudantil.
     
  • Como faço para renovar os livros que se encontram sob minha posse?
    A renovação é feita pelo portal do aluno na aba biblioteca > empréstimos realizados > renovar. Discentes e docentes podem efetuar a renovação por meio dos computadores da biblioteca ou por qualquer dispositivo móvel com acesso a internet.
     
  • A reserva de material é feita somente on-line?
    Sim, as reservas de materiais podem ser realizadas apenas via portal do aluno, e se limita a 3 exemplares de obras diferentes e com validade de 24h.
     
  • A biblioteca fica aberta aos sábados durante as férias acadêmicas?
    O horário de funcionamento durante as férias e recessos acadêmicos será fixado com antecedência no mural de recados que se encontra dentro da biblioteca, bem como, divulgado nas redes sociais e site da IES.
     
  • Posso realizar empréstimos durante as férias letivas?
    Não. Os empréstimos de obras do acervo da biblioteca ficam restritos a empréstimos e consultas somente no período letivo. Durante as férias, são realizadas atividades internas, como restauração e higienização das obras.
     
  • A biblioteca da FACUNICAMPS armazena monografias?
    Sim, monografias apresentadas e aprovadas que obtiverem notas até 8,9 são armazenados em formato digital e os que obtiverem notas superiores a 9,0 são armazenadas em formato físico e digital pelo período de 3 (três) anos. Após este período (a contar da data de depósito do trabalho), os autores possuem o prazo de 30 (trinta) dias para retirada das versões física e digital junto a biblioteca, ficando a mesma apenas com o arquivo digital. A biblioteca possui um repositório institucional onde são depositados, de forma online, os artigos de graduação e de especialização produzidas na IES, e que tiveram previamente autorização dos autores para tal disponibilização.
     
  • Como é feita a compra de livros para a biblioteca da FACUNICAMPS?
    A aquisição de obras segue a Política de Desenvolvimento de Acervo da Biblioteca FACUNICAMPS. Sempre obedecendo às demandas enviadas pelos coordenadores dos cursos seguindo as necessidades dos Projetos Políticos Pedagógicos em vigência.
     
  • Como se dá a multa da biblioteca?
    A multa será aplicada como sanção disciplinar apenas em casos de atrasos das obras sob o valor de R$ 5,00 (cinco) reais, por dia e por livro em atraso.
     
  • Como faço para quitar débitos com a biblioteca?
    Feita a devolução da(s) obra(s) junto à biblioteca o usuário deve se dirigir diretamente ao caixa na secretaria acadêmica (tesouraria) para efetuar o pagamento.
     
  • Onde solicito a Declaração de Nada Consta?
    A declaração é emitida em casos de transferência externo ou trancamento de matrícula na própria biblioteca, sendo necessária a apresentação da Carteira Estudantil ou documento pessoal no momento de sua solicitação.
     
  • Perdi minha carteira estudantil e/ou outros pertences na biblioteca. Como devo proceder para fazer empréstimo?
    Em caso de perda de bens no interior da biblioteca, deve-se procurar o departamento de achados e perdidos (almoxarifado) da IES para verificar se os itens foram entregues no setor. Caso realmente não encontre, orientamos que procure a secretaria acadêmica para solicitar a confecção de outro cartão estudantil ou para emitir a declaração de vínculo com a instituição para realizar empréstimos junto à biblioteca. Lembrando que ambos os documentos precisam estar com validade ativa.
     
  • Posso pedir qualquer outra pessoa para pegar livros em meu nome?
    Não, a retirada de livros, bem como portar a carteira estudantil é nominal e intransferível, sendo o empréstimo e renovação realizados mediante assinatura do titular do cartão.
     
  • Se eu perder um livro, como devo proceder?
    Em caso de perda, roubo, furto ou danificação dos materiais levados para empréstimo, o docente e/ou discente terá que comparecer na Biblioteca FACUNICAMPS no prazo de 48 (quarenta e oito) horas para preencher o formulário de reposição, bem como entregar o boletim de ocorrência e repor a obra prejudicada em no máximo 10 (dez) dias úteis.