A velocidade com que a economia se internacionaliza estimula as atividades de comércio exterior, exigindo das empresas atenção especial, voltada para o mercado externo. Por esse motivo, têm surgido inúmeras oportunidades no campo de atuação profissional nas áreas administrativa, comercial, jurídica, diplomática, entre outras. As faculdades de administração incluem a área de comércio exterior entre suas habilitações e criam cursos superiores para as especializações. Os degraus da carreira de comércio exterior variam de empresa para empresa. O profissional dessa área geralmente inicia ocupando o cargo A procura por esses cursos tem aumentado a cada ano, assim como o número de empresas com atividades relacionadas ao comércio internacional.

Aprofundar conhecimentos relativos ao processo de importação/exportação, a partir de alternativas que induzam à otimização dos recursos, e ao aproveitamento de vantagens fiscais e financeiras, objetivando maior competitividade das organizações. Propiciar aos participantes conhecimento das normas básicas nacionais e internacionais sobre o comércio exterior e câmbio, apresentando uma visão ampla do mercado. Explicitar os elementos de custos e suas variáveis de valores no processo de compra internacional adequadas ao seu negócio, proporcionando maior controle do processo, e diretrizes para mitigar risco e otimizar resultados. Abordar, com exemplos reais, os temas necessários ao dia a dia dos executivos de comércio exterior, com enfoque prático e objetivo, visando à atualização e ao crescimento profissional. Transmitir aos participantes visão detalhada dos procedimentos internacionais e internos do comércio exterior brasileiro, transferindo expertise para as às operações de Exportações.
    O Curso destina-se à Profissionais, Empreendedores e Estudantes que atuam ou que buscam oportunidade e aprofundamento neste mercado: Administradores, Advogados, Contadores Economistas, Operadores de Commodities, Trader, Consultores e Profissionais que atuam no Sistema Bancário, Operadores Logística, Seguradoras, despachantes aduaneiros.
    • 1 - Comércio Exterior
    • 2 - Operações de Câmbio e Comércio Exterior
    • 3 - Importação: Aspectos Fiscais e Administrativos
    • 4 - Importação: Negociações e Classificação de Fornecedores
    • 5 - Exportações Aspectos Internacionais e Brasileiros
    • 6 - Despacho Aduaneiro na Importação e Exportações
    • 7 - Direito Aduaneiro: Contencioso Aduaneiro e aspectos Fiscais
    • 8 - Tributação e Contabilidade nas Operações de Comércio Exterior
    • 9 - Supply Chain Management - Logística 4.0 & Modais de Internacionais
    • 10 - Marketing Internacional - Importação e Exportação
    • 11 - E-commerce & Ominichanel -  Planejamento e Gestão
    • 12 - Siscomex, Siscoserv e Sistema Radar – Legislação, Normas e Credenciamento.
    • 13 - Classificação Fiscal de Mercadorias Tendências e Atualizações
    • 14 - Câmbio e Operações Bancárias Internacionais no Comércio Exterior
    • 15 - Drawback Back-to-Back Aspectos Técnicos e Operacionais
    • 16 - Regimes Aduaneiros Especiais - Vantagens Fiscais
    • 17 - Comércio Exterior: Carta de Créditos e Seguros Especiais
    • 18 - Liderança e Gestão de Recursos Humanos

Prof. Me. Kelson Ribeiro Costa
    Consultor Associado da Skill Consult, atuando em Planejamento Estratégico de Exportações, Importações e Logística Internacional,  Diretor de Capacitação Profissional da Câmara de Comércio Exterior da ACIEG.  Mestre em Desenvolvimento Regional com Ênfase em Gestão Estratégica de Empreendimentos UNIALFA, formação em Administração Financeira UNIVERSO, Ciências Contábeis PUC, MBA em Logística de Produção e Distribuição IPOG, Tecnólogo em Segurança e Saúde Ocupacional SENA AIRES e Intercambio Cultural na Kaplan Business School Berkeley Califórnia EUA.