A Psicopedagogia é uma área de conhecimento e pesquisa com atuação interdisciplinar, voltada para os processos de ensino-aprendizagem, que integra o diagnóstico e a intervenção em situações que envolvam esses processos no plano individual, grupal e institucional. Considera a análise do contexto em que se desenvolve o processo de aprendizagem; a leitura dos problemas que emergem da e na interação social voltada para o sujeito que aprende; busca compreender os fatores que intervêm nos problemas, discriminando o particular e o geral, o específico e o universal, na busca de alternativas de ação para uma mudança significativa nas atitudes frente ao ensinar e ao aprender. Organiza-se como área teórico-metodológica própria, a partir de várias áreas do conhecimento da Educação e da Saúde naquilo que se aplica à compreensão dos processos de ensinar e aprender.

  • O que você vai aprender?
    Este programa tem como concepção os processos de ensino e de aprendizagem e as condições necessárias que permitam ao futuro profissional, intervir nas diferentes dimensões (afetiva, intelectual, orgânica, corporal e sócio-cultural) que estão presentes no fenômeno da aprendizagem, não só para prevenir e minimizar as questões de dificuldades de aprendizagem, bem como, propor intervenções adequadas diante das dificuldades já instaladas, numa perspectiva clinica e institucional.
  • Para quem é esse curso?
    A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, tem como objetivo formar um profissional psicopedagogo  que possa de forma ética, crítica e reflexiva  avaliar, prevenir e intervir nos  processos de aprendizagens e suas dificuldades tanto na área clínica como em instituições ou organizações onde o processo de aprendizagem seja o objeto de estudo. Graduados em Pedagogia, Licenciaturas, Fonoaudiologia, Psicologia e áreas afins, profissionais que atuam em instituições de ensino e demais profissionais graduados no ensino superior.  
  • Formação Curricular
    • 1 - Fundamentos da Psicopedagogia
    • 2 - Teorias Psicopedagógicas 
    • 3 - Neurociências e Aprendizagem
    • 4 - Desenvolvimento Humano
    • 5 - Aprendizagem, dificuldades e  transtornos 
    • 6 - Contribuições da psicanalise para psicopedagogia
    • 7 - Contribuições da psicomotricidade para psicopedagogia
    • 8 - Contribuições da epistemologia genética para psicopedagogia
    • 9 - Desenvolvimento dos processos de leitura e escrita 
    • 10 - Processos do pensamento lógico matemático 
    • 11 - Jogos e brincadeiras: ferramentas de aprendizagem
    • 12 - Avaliação psicopedagógica clínica 
    • 13 - Intervenção psicopedagógica clínica 
    • 14 - Intervenção psicopedagógica e processos inclusivos
    • 15 - Avaliação psicopedagógica institucional 
    • 16 - Intervenção psicopedagógica institucional 
    • 17 - Metodologia Cientifica
    • 18 - Docência do ensino superior
    • 19 - Estágio Supervisionado I
    • 20 - Estágio Supervisionado II
    • 21 - Trabalho de Conclusão de Curso
    • 22 -  
  • Coordenacao

    Sueli de Paula Cunha   Psicóloga ( PUC-Go),Mestre em Educação ( UCB), especialista em Psicologia Clínica ( PUC-GO),  especialista em Saúde Pública ( Faculdade São Camilo /SP.), Formação em Psicopedagogia Clínica ( E.Psi.B.A., Argentina), Especialista em Psicopedagogia ( PUC-Go), atuação em Psicopedagogia desde 1980, Professora convidada em cursos de especialização em Psicopedagogia, Coordenadora de Cursos de especialização em Psicopedagogia, Supervisora de Estágio em Psicopedagogia, Assessora e Consultora Educacional,  Conselheira Vitalícia da ABPp- seção Goiás , Presidente da ABPp- seção Goiás ( biênio 1993-94), Professora  Ensino superior, Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Psicologia ( FacUnicamps-GO)

Tire suas dúvidas
Entrar em contato agora