Raphaela Alves, estudante de Nutrição, apresentou relato de experiência sobre horta escolar em creche filantrópica, em Brasília.
A Facunicamps foi representada no Congresso Nacional de Formação dos Profissionais de Nutrição (CONFNutri 2025) pela estudante Raphaela Alves, do 6° período do curso de Nutrição. O evento ocorreu nos dias 3 e 4 de setembro, em Brasília, reunindo acadêmicos, pesquisadores e profissionais de destaque da área.
Durante o congresso, Raphaela apresentou o relato de experiência “Horta escolar como estratégia de educação nutricional em creche filantrópica”, trabalho que destacou a importância da educação alimentar desde a infância. A exposição contou com a presença da vice-presidente do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Carla Galego, que acompanhou a apresentação, tornando o momento ainda mais especial.
Segundo a estudante, participar do congresso foi uma oportunidade valiosa:
“A importância de apresentar um trabalho em um congresso está em conquistar visibilidade acadêmica, ao expor sua produção científica a professores, pesquisadores e profissionais reconhecidos na área. Além disso, esse tipo de evento possibilita trocas de experiências que podem abrir caminhos para oportunidades futuras”, destacou Raphaela.
O projeto desenvolvido teve como objetivo promover a educação alimentar por meio da implantação de uma horta escolar, estimulando hábitos alimentares saudáveis entre crianças de 2 a 6 anos, atendidas por uma creche filantrópica em Aparecida de Goiânia. A instituição acolhe mais de 200 crianças em situação de vulnerabilidade social.
Raphaela explicou que a experiência proporcionou resultados significativos:
“A horta se consolidou como espaço pedagógico e ambiental, favorecendo o vínculo das crianças com as hortaliças e oferecendo vivências interdisciplinares e colaborativas. Além dos benefícios nutricionais, a iniciativa gerou impactos educacionais e comunitários”, relatou.
A Facunicamps parabeniza Raphaela Alves por representar a instituição com excelência no CONFNutri 2025, reforçando o compromisso da faculdade em incentivar a produção científica e a formação de profissionais comprometidos com a transformação social.