Graduação EAD

Comércio Exterior

Modalidade: EAD

Duração: 2 anos

Por que estudar Comércio Exterior?

Estudar Comércio Exterior oferece várias vantagens e oportunidades para os interessados em trabalhar no campo dos negócios internacionais. Aqui estão algumas das razões pelas quais você pode considerar estudar Comércio Exterior:

  • Oportunidades globais: O comércio internacional está em constante crescimento e oferece amplas oportunidades de carreira em diversos setores e países. Estudar Comércio Exterior permite que você se envolva em transações comerciais internacionais, expandindo suas perspectivas e conectando-se a uma rede global de negócios.
  • Conhecimento dos mercados internacionais: Ao estudar Comércio Exterior, você aprenderá sobre os diferentes mercados internacionais, incluindo sua cultura, legislação, práticas comerciais, acordos comerciais, logística e barreiras comerciais. Essa compreensão ajudará você a identificar oportunidades de negócios, desenvolver estratégias de entrada nos mercados estrangeiros e lidar com os desafios comerciais internacionais.
  • Desenvolvimento de habilidades interculturais: O comércio internacional envolve a interação com pessoas de diferentes culturas e origens. Estudar Comércio Exterior permite que você desenvolva habilidades interculturais, como comunicação eficaz, negociação, adaptabilidade e sensibilidade cultural. Essas habilidades são valiosas em um mundo cada vez mais globalizado e multicultural.
  • Conhecimento em logística e cadeia de suprimentos: O comércio internacional envolve o movimento de bens e serviços através das fronteiras. Ao estudar Comércio Exterior, você aprenderá sobre logística internacional, transporte, armazenamento, distribuição e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Essas habilidades são essenciais para garantir a eficiência e a pontualidade das operações comerciais internacionais.
  • Ampliação das oportunidades de emprego: Estudar Comércio Exterior pode abrir portas para uma variedade de oportunidades de emprego. Você pode trabalhar em empresas importadoras e exportadoras, empresas de logística, consultorias de comércio internacional, instituições financeiras, agências governamentais, organizações internacionais e muito mais. Além disso, você pode considerar a possibilidade de empreender seu próprio negócio voltado para o comércio internacional.
  • Participação em um ambiente dinâmico: O comércio internacional está em constante evolução devido a fatores como avanços tecnológicos, mudanças geopolíticas, acordos comerciais e tendências do mercado global. Estudar Comércio Exterior permite que você se mantenha atualizado sobre as últimas tendências e desenvolvimentos, mantendo-se adaptável e preparado para enfrentar os desafios em constante mudança do comércio global.
  • Contribuição para o desenvolvimento econômico: O comércio internacional desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico dos países. Ao estudar Comércio Exterior, você estará preparado para contribuir para o crescimento econômico ao promover o comércio justo, a expansão das exportações, a diversificação de mercados e a criação de oportunidades de negócios internacionais.

Essas são apenas algumas das razões pelas quais você pode considerar estudar.

Quais são as áreas de atuação do curso?

O curso de Comércio Exterior oferece uma ampla gama de áreas de atuação para os graduados. Aqui estão algumas das principais áreas em que os profissionais formados nesse curso podem trabalhar:

  • Comércio Internacional: Os graduados em Comércio Exterior podem atuar diretamente nas áreas de importação e exportação, lidando com o planejamento, execução e gestão de transações comerciais internacionais. Eles podem trabalhar em empresas que realizam operações de comércio exterior, cuidando de processos logísticos, negociação de contratos, análise de mercado e relacionamento com fornecedores e clientes internacionais.
  • Gestão Aduaneira: Os profissionais formados neste curso podem trabalhar na área de gestão aduaneira, auxiliando empresas a cumprir as regulamentações aduaneiras e alfandegárias. Eles são responsáveis por lidar com a documentação necessária para o desembaraço aduaneiro, classificar produtos de acordo com a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e garantir o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias.
  • Consultoria em Comércio Exterior: Os graduados em Comércio Exterior podem trabalhar como consultores, oferecendo serviços especializados a empresas que desejam expandir suas atividades no mercado internacional. Eles podem fornecer orientação sobre estratégias de entrada em novos mercados, análise de viabilidade, conformidade regulatória, logística internacional, negociação e desenvolvimento de parcerias comerciais.
  • Logística Internacional: Os profissionais formados neste curso podem atuar na área de logística internacional, planejando e gerenciando o transporte, armazenamento e distribuição de mercadorias em operações de comércio exterior. Eles são responsáveis por otimizar a cadeia de suprimentos, selecionar modais de transporte adequados, lidar com questões de seguro e rastreamento de cargas, e garantir a eficiência e pontualidade das operações logísticas.
  • Finanças Internacionais: Os graduados em Comércio Exterior podem trabalhar na área de finanças internacionais, lidando com questões relacionadas a pagamentos internacionais, câmbio de moedas, gestão de risco cambial e financiamento de operações de comércio exterior. Eles podem atuar em bancos, instituições financeiras ou em departamentos financeiros de empresas que realizam transações internacionais.
  • Organizações Governamentais: Os profissionais formados nesse curso podem trabalhar em organizações governamentais envolvidas com comércio exterior, como ministérios de comércio, órgãos de promoção comercial e agências reguladoras. Eles podem atuar na elaboração de políticas comerciais, participar de negociações internacionais, promover a internacionalização de empresas e fornecer suporte técnico e regulatório.

O que faz um graduado do curso?

Um graduado em Comércio Exterior possui um conjunto de habilidades e conhecimentos que o capacita a desempenhar diversas funções relacionadas ao comércio internacional. Aqui estão algumas das atividades que um graduado desse curso pode realizar:

  • Planejamento e gestão de operações de importação e exportação: Um graduado em Comércio Exterior pode estar envolvido no planejamento e execução de operações de importação e exportação. Isso inclui a análise de mercado, identificação de oportunidades comerciais, negociação com fornecedores e clientes internacionais, seleção de modais de transporte, gestão de documentos aduaneiros e logística internacional.
  • Análise de mercado e pesquisa de oportunidades comerciais: Os graduados em Comércio Exterior são treinados para realizar pesquisas de mercado, analisar tendências, identificar oportunidades de negócios e avaliar a viabilidade de entrar em novos mercados internacionais. Eles podem realizar análises de concorrência, estudar aspectos culturais e regulatórios, e fornecer insights estratégicos para empresas que buscam expandir sua presença global.
  • Gestão aduaneira e conformidade regulatória: Um graduado em Comércio Exterior pode atuar na área de gestão aduaneira, lidando com a documentação necessária para importação e exportação, classificação de produtos, conformidade com regulamentações aduaneiras e alfandegárias, bem como questões relacionadas a tarifas e impostos de importação/exportação.
  • Negociação e relações internacionais: Os profissionais formados nesse curso são treinados em habilidades de negociação e diplomacia para lidar com fornecedores, clientes e parceiros comerciais internacionais. Eles podem participar de negociações comerciais, acordos contratuais, resolução de conflitos e estabelecimento de parcerias estratégicas em nível global.
  • Logística e cadeia de suprimentos internacionais: Um graduado em Comércio Exterior pode estar envolvido na gestão da logística internacional, garantindo que as mercadorias sejam transportadas de forma eficiente e segura. Isso envolve o planejamento e coordenação de atividades de transporte, armazenamento, embalagem, seguro de carga e gerenciamento da cadeia de suprimentos para garantir o fluxo contínuo de produtos em operações comerciais internacionais.
  • Consultoria em comércio exterior: Os graduados em Comércio Exterior podem trabalhar como consultores, fornecendo orientação especializada a empresas e organizações que desejam expandir seus negócios internacionalmente. Eles podem oferecer suporte em questões relacionadas a estratégias de entrada em novos mercados, conformidade regulatória, análise de risco, logística internacional e desenvolvimento de parcerias comerciais.

Essas são apenas algumas das atividades que um graduado em Comércio Exterior pode realizar. A área de atuação dependerá dos interesses e habilidades individuais, bem como das necessidades do mercado de trabalho.

Coordenador(a)

RHYNALDO COSTA

Possui Mestrado em Agronegócios pela UFG; Pós- graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UEG; graduação em Administração de Empresas pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura. Atualmente é pesquisador do Instituto Federal de Brasília, pesquisador da Universidade Federal de Goiás, professor Titular da Faculdade Unicamps e professor de pós-graduação em Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria da faculdade Unicamps. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação coorporativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento ao cliente, comunicação empresarial, equipes autogerenciáveis. Liderança empresarial, Gestão da Qualidade, Teoria das restrições, produção. gargalos, pós-consumo; resíduos sólidos; responsabilidade coorporativa, performance empresarial, análise de causa raiz, tecnologia e ferramentas de gestão.