Graduação EAD

Engenharia de Minas

Modalidade: EAD

Duração: 5 anos

Por que estudar Engenharia de Minas?

A Engenharia de Minas é uma área de atuação ampla e importante, que envolve desde a prospecção mineral até o beneficiamento e processamento dos minérios. Essa profissão oferece excelentes oportunidades de emprego, com salários atraentes, e a possibilidade de atuação internacional. Além disso, os engenheiros de minas contribuem para o desenvolvimento sustentável da indústria de mineração e para a utilização responsável dos recursos minerais, o que pode ter um impacto significativo na economia do país.

Quais são as áreas de atuação do curso?

  • Pesquisa mineral: realização de estudos geológico
  • s para identificação de depósitos minerais, pesquisa de novas jazidas e análise da viabilidade econômica de sua exploração.
  • Planejamento de minas: elaboração de planos de lavra para minas subterrâneas e a céu aberto, considerando a geometria, a qualidade do minério e a capacidade produtiva.
  • Operação de minas: gerenciamento de operações de extração mineral, incluindo a perfuração, desmonte, carregamento, transporte e beneficiamento dos minérios.
  • Projeto de recuperação ambiental: planejamento e execução de projetos para recuperação de áreas degradadas pela atividade mineradora, com objetivo de minimizar os impactos ambientais.
  • Consultoria e assessoria: prestação de serviços para empresas do setor mineral, incluindo análise de viabilidade de projetos, estudos de mercado, planejamento estratégico e gestão de riscos.
  • Pesquisa e desenvolvimento: desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração mineral, beneficiamento e recuperação de áreas degradadas, visando aumentar a eficiência e reduzir os impactos ambientais da atividade mineradora.
  • Docência e pesquisa acadêmica: atuação como professor e pesquisador em universidades e instituições de pesquisa, contribuindo para o avanço da ciência e formação de novos profissionais.

O que faz um graduado do curso?

O graduado em Engenharia de Minas é um profissional capacitado a atuar em diversas etapas da cadeia produtiva mineral, desde a pesquisa até a comercialização dos produtos. Ele é responsável por planejar e coordenar as atividades de extração mineral, elaborar projetos de engenharia, realizar estudos geológicos, desenvolver tecnologias, gerenciar equipes de trabalho, atuar em consultorias e empresas de engenharia, contribuir para o desenvolvimento sustentável da atividade mineral, realizar pesquisa e desenvolvimento, entre outras atividades.

Em resumo, o profissional formado em Engenharia de Minas possui uma ampla gama de possibilidades de atuação no setor mineral, podendo contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país, sempre buscando conciliar a atividade mineradora com a preservação do meio ambiente e a responsabilidade social.

Coordenador(a)

Profº Lucas Fonseca

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.