Graduação EAD

Engenharia Elétrica

Modalidade: EAD

Duração: 5 anos

Por que estudar Engenharia Elétrica?

Existem várias razões pelas quais alguém pode optar por estudar Engenharia Elétrica. Aqui estão algumas delas:

  • Versatilidade: A Engenharia Elétrica é um campo muito amplo que abrange diversos aspectos da engenharia, como eletrônica, eletromagnetismo, automação, computação, energia, entre outros. Isso significa que os engenheiros elétricos podem trabalhar em diferentes indústrias, incluindo energia, telecomunicações, automação industrial, eletrônicos, automotivo, entre outras.
  • Inovação: A Engenharia Elétrica é uma área em constante evolução, com muitas novas tecnologias surgindo a cada dia. Os engenheiros elétricos são responsáveis ​​pela criação de novos dispositivos, sistemas e tecnologias que melhoram a qualidade de vida das pessoas e ajudam a resolver problemas complexos.
  • Demanda de mercado: A Engenharia Elétrica é uma das áreas mais demandadas no mercado de trabalho, com muitas oportunidades de emprego em todo o mundo. Os engenheiros elétricos são altamente valorizados em muitas indústrias, especialmente em energia, tecnologia e automação.
  • Salários competitivos: Os engenheiros elétricos geralmente têm salários muito competitivos, em comparação com outras áreas de engenharia e ciência. Além disso, os engenheiros elétricos que possuem habilidades em áreas específicas, como programação, automação e gerenciamento de projetos, têm ainda mais oportunidades de ganhar salários mais altos.
  • Impacto social: Os engenheiros elétricos têm a oportunidade de trabalhar em projetos que têm impacto social significativo, como desenvolvimento de tecnologias de energia renovável, sistemas de saúde, tecnologias de transporte, entre outros. Isso pode ser uma grande motivação para muitos estudantes de engenharia elétrica.

Quais são as áreas de atuação do curso?

As áreas de atuação para um engenheiro elétrico são diversas e incluem:

  • Energia: O engenheiro elétrico pode trabalhar em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, desenvolvendo sistemas de energia renovável, redes inteligentes e eficiência energética.
  • Eletrônica: O engenheiro elétrico pode trabalhar em empresas de eletrônicos, desenvolvendo produtos e sistemas eletrônicos, como celulares, computadores, sistemas de comunicação e dispositivos médicos.
  • Automação e controle: O engenheiro elétrico pode trabalhar em empresas de automação industrial, desenvolvendo sistemas de controle de processos, robótica e sistemas de automação de fábricas.
  • Telecomunicações: O engenheiro elétrico pode trabalhar em empresas de telecomunicações, desenvolvendo sistemas de comunicação, como redes de celulares, sistemas de transmissão de dados e sistemas de satélites.
  • Sistemas embarcados: O engenheiro elétrico pode trabalhar em empresas de sistemas embarcados, desenvolvendo sistemas eletrônicos para automóveis, aeronaves, sistemas de defesa e outros sistemas críticos.
  • Pesquisa e desenvolvimento: O engenheiro elétrico pode trabalhar em empresas de pesquisa e desenvolvimento, desenvolvendo novas tecnologias e produtos, além de trabalhar em instituições de pesquisa.
  • Ensino: O engenheiro elétrico pode atuar como professor em universidades e institutos de ensino técnico, transmitindo seus conhecimentos e experiências para a próxima geração de engenheiros elétricos.

O que faz um graduado do curso?

Um graduado em Engenharia Elétrica é um profissional altamente capacitado para atuar em diversas áreas da engenharia elétrica. Ele é capaz de projetar, desenvolver, implementar e gerenciar sistemas elétricos e eletrônicos de grande complexidade. Algumas das principais atividades que um graduado em Engenharia Elétrica pode desempenhar são:

  • Projetar e desenvolver sistemas elétricos e eletrônicos para diversos tipos de aplicações, como energia, automação, controle, telecomunicações, entre outras.
  • Gerenciar projetos de engenharia elétrica, desde a concepção até a implementação, garantindo que os objetivos sejam alcançados e que o projeto seja entregue dentro do prazo e do orçamento estabelecidos.
  • Realizar testes e ensaios em equipamentos elétricos e eletrônicos, para avaliar seu desempenho e garantir sua segurança e confiabilidade.
  • Atuar em empresas de energia elétrica, desenvolvendo projetos de geração, transmissão e distribuição de energia, bem como sistemas de energia renovável e eficiência energética.
  • Desenvolver sistemas de automação e controle para diversos tipos de processos industriais, visando aumentar a eficiência e a produtividade das empresas.
  • Atuar em empresas de eletrônicos, desenvolvendo produtos e sistemas eletrônicos para diversas aplicações, como celulares, computadores, sistemas de comunicação e dispositivos médicos.
  • Atuar em empresas de telecomunicações, desenvolvendo sistemas de comunicação, como redes de celulares, sistemas de transmissão de dados e sistemas de satélites.

Além disso, o graduado em Engenharia Elétrica pode atuar em empresas de pesquisa e desenvolvimento, instituições de ensino e pesquisa, além de poder empreender e criar sua própria empresa.

Coordenador(a)

Profº Lucas Fonseca

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.