Graduação EAD

Engenharia Mecânica

Modalidade: EAD

Duração: 5 anos

Por que estudar Engenharia Mecânica?

Há muitos motivos pelos quais estudar engenharia mecânica pode ser uma ótima escolha para uma carreira. Aqui estão alguns motivos:

  • Amplas oportunidades de carreira: Engenharia mecânica é uma das áreas mais amplas da engenharia, e os graduados podem trabalhar em muitas indústrias diferentes, desde aeroespacial até automotiva, de petróleo e gás a energia renovável, de manufatura a consultoria.
  • Desenvolvimento de habilidades técnicas: O curso de engenharia mecânica é altamente técnico, o que permite aos estudantes desenvolver habilidades em matemática, física, química e outras disciplinas relevantes para a engenharia mecânica.
  • Solução de problemas complexos: Engenheiros mecânicos são treinados para resolver problemas complexos, muitas vezes usando técnicas de modelagem e simulação para analisar sistemas mecânicos e encontrar soluções eficazes.
  • Criatividade e inovação: A engenharia mecânica é uma área em constante evolução, o que significa que os engenheiros mecânicos devem ser criativos e inovadores para acompanhar as mudanças e desenvolver novas soluções.
  • Salários competitivos: Os salários para engenheiros mecânicos são geralmente competitivos, e os profissionais com habilidades especializadas podem ganhar ainda mais.
  • Contribuição para a sociedade: Engenheiros mecânicos podem trabalhar em projetos que têm um impacto significativo na sociedade, como a criação de tecnologias de energia renovável, o desenvolvimento de veículos mais seguros e eficientes e a melhoria dos processos de produção.
  • Desafios interessantes e variados: O trabalho em engenharia mecânica pode ser variado e desafiador, dando aos profissionais a oportunidade de trabalhar em projetos empolgantes e complexos ao longo de suas carreiras.

Esses são apenas alguns dos muitos motivos pelos quais estudar engenharia mecânica pode ser uma escolha gratificante e promissora para uma carreira.

Quais são as áreas de atuação do curso?

As áreas de atuação da Engenharia Mecânica são diversas, e os engenheiros mecânicos podem trabalhar em uma variedade de setores e indústrias. Algumas das áreas de atuação da Engenharia Mecânica incluem:

  • Indústria automotiva: Os engenheiros mecânicos podem trabalhar no desenvolvimento de veículos, motores, transmissões e sistemas de suspensão, entre outros componentes.
  • Indústria aeronáutica: A Engenharia Mecânica é uma das disciplinas principais na produção de aeronaves, envolvendo desde o projeto e fabricação até a manutenção e reparo de aeronaves.
  • Indústria de energia: Engenheiros mecânicos podem trabalhar em uma variedade de áreas relacionadas à energia, incluindo o desenvolvimento de turbinas eólicas, sistemas de armazenamento de energia e tecnologias de geração de energia renovável.
  • Indústria de manufatura: Os engenheiros mecânicos são responsáveis pelo desenvolvimento de processos de produção e equipamentos utilizados em fábricas, como máquinas-ferramenta e robôs.
  • Indústria de petróleo e gás: Engenheiros mecânicos podem trabalhar no desenvolvimento de equipamentos e sistemas utilizados na exploração, produção e refino de petróleo e gás.
  • Indústria de materiais: A Engenharia Mecânica pode ser aplicada no desenvolvimento de novos materiais e ligas, bem como na melhoria das propriedades de materiais existentes.
  • Consultoria: Engenheiros mecânicos podem trabalhar em empresas de consultoria, oferecendo soluções técnicas em uma variedade de áreas.

Essas são apenas algumas das áreas em que os engenheiros mecânicos podem trabalhar. A Engenharia Mecânica é uma área ampla e diversificada, oferecendo muitas oportunidades para os graduados.

O que faz um graduado do curso?

Um graduado em Engenharia Mecânica é um profissional altamente capacitado para projetar, desenvolver, testar e fabricar equipamentos mecânicos, sistemas e processos. Os graduados do curso possuem habilidades técnicas avançadas em áreas como mecânica dos sólidos, dinâmica dos fluidos, termodinâmica, controle de processos e materiais, além de habilidades em análise e resolução de problemas.

Os graduados em Engenharia Mecânica podem realizar uma variedade de tarefas, incluindo:

  • Projeto e desenvolvimento de sistemas mecânicos, como sistemas de transmissão e suspensão de veículos, sistemas de geração de energia eólica, sistemas de tubulação e equipamentos de processamento químico.
  • Análise e solução de problemas em sistemas mecânicos existentes, identificando falhas e propondo soluções de reparo e manutenção.
  • Supervisão e gerenciamento de equipes de produção, garantindo que os sistemas mecânicos sejam fabricados e montados com eficiência e qualidade.
  • Pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e tecnologias, visando melhorar a eficiência e a sustentabilidade dos sistemas mecânicos.
  • Consultoria técnica em projetos de engenharia mecânica, oferecendo expertise em análise de sistemas, cálculo de custos e otimização de processos.

Além disso, os graduados em Engenharia Mecânica também podem trabalhar em áreas relacionadas, como engenharia aeroespacial, engenharia naval, engenharia de transportes, engenharia biomédica, entre outras.

Coordenador(a)

Profº Lucas Fonseca

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.