Graduação EAD

Engenharia Química

Modalidade: EAD

Duração: 5 anos

Por que estudar Engenharia Química?

Existem várias razões pelas quais alguém pode querer estudar Engenharia Química, algumas delas são:

  • Diversidade de campos de atuação: A Engenharia Química possui uma ampla gama de campos de atuação, desde indústrias químicas e petroquímicas até empresas de alimentos, farmacêuticas e de energia. Isso significa que há muitas possibilidades de carreira para os graduados em Engenharia Química.
  • Desafios complexos: A Engenharia Química é uma área que oferece muitos desafios complexos, como a criação de novos processos e produtos, a melhoria da eficiência energética e a redução do impacto ambiental. Isso significa que os engenheiros químicos estão constantemente resolvendo problemas e desenvolvendo soluções inovadoras.
  • Salário: Os engenheiros químicos estão entre os profissionais mais bem pagos em todo o mundo. Isso se deve em parte à demanda por profissionais altamente capacitados em áreas como processamento de petróleo e gás, fabricação de produtos químicos, produção de alimentos e desenvolvimento de medicamentos.
  • Impacto social: Os engenheiros químicos têm a capacidade de criar produtos que melhoram a qualidade de vida das pessoas, como medicamentos, alimentos mais saudáveis e produtos de limpeza mais seguros. Além disso, os engenheiros químicos podem contribuir para a sustentabilidade ambiental, desenvolvendo processos mais limpos e reduzindo o desperdício.
  • Desenvolvimento pessoal: A Engenharia Química é uma área em constante evolução, o que significa que os engenheiros químicos precisam estar sempre atualizados com as novas tecnologias e tendências do setor. Isso oferece muitas oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo treinamento contínuo e participação em projetos desafiadores e inovadores.

Quais são as áreas de atuação do curso?

As áreas de atuação da Engenharia Química são bastante diversificadas, incluindo:

  • Indústrias químicas e petroquímicas: As indústrias químicas produzem uma variedade de produtos químicos, como plásticos, fertilizantes, produtos farmacêuticos e produtos de limpeza. Já as indústrias petroquímicas produzem derivados do petróleo, como combustíveis, lubrificantes e produtos químicos.
  • Alimentos e bebidas: A Engenharia Química é fundamental para a produção de alimentos e bebidas, envolvendo a criação de processos e tecnologias para produzir alimentos mais saudáveis e seguros, bem como a melhoria da eficiência dos processos produtivos.
  • Energia: A Engenharia Química está envolvida na produção de energia a partir de fontes como petróleo, gás natural, carvão e energia renovável. Os engenheiros químicos trabalham em processos de refino, produção de biocombustíveis e desenvolvimento de tecnologias para a captura de carbono.
  • Meio ambiente: A Engenharia Química pode contribuir para a sustentabilidade ambiental, desenvolvendo processos mais limpos e reduzindo o desperdício. Os engenheiros químicos trabalham em áreas como gestão de resíduos, tratamento de água e ar e remediação ambiental.
  • Tecnologia de materiais: A Engenharia Química também está envolvida no desenvolvimento de materiais avançados, como polímeros, cerâmicas e metais, que têm uma ampla gama de aplicações em diversas indústrias.
  • Pesquisa e desenvolvimento: A Engenharia Química está envolvida em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e processos, desde a pesquisa básica até a aplicação prática em escala industrial.

O que faz um graduado do curso?

Um graduado do curso de Engenharia Química tem uma formação sólida em ciências físicas, químicas e matemáticas, bem como conhecimentos em áreas como termodinâmica, operações unitárias, reações químicas, processos químicos e controle de qualidade.

Com essa formação, o engenheiro químico pode atuar em diversas áreas, como as mencionadas acima, desenvolvendo processos e tecnologias para a produção de produtos químicos, alimentos, bebidas, energia e materiais.

Além disso, o engenheiro químico pode trabalhar na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos, na gestão de projetos e equipes, na melhoria da eficiência dos processos produtivos, na garantia da qualidade e segurança dos produtos, entre outras atividades.

Em resumo, um graduado em Engenharia Química tem uma ampla gama de oportunidades de carreira, em diversas indústrias, com a possibilidade de trabalhar em diferentes áreas e desafios.

Coordenador(a)

Profº Lucas Fonseca

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry’s standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book. It has survived not only five centuries, but also the leap into electronic typesetting, remaining essentially unchanged.