Graduação EAD

Gastronomia

Modalidade: EAD

Duração: 2 anos

Por que estudar Gastronomia?

Estudar Gastronomia pode ser uma escolha enriquecedora e gratificante por diversas razões. Aqui estão alguns motivos para considerar essa área de estudo:

  • Paixão pela culinária: Se você tem paixão pela culinária, estudar Gastronomia permite que você aprofunde seus conhecimentos e desenvolva suas habilidades na arte de preparar alimentos. Você terá a oportunidade de explorar diferentes técnicas culinárias, ingredientes, sabores e apresentações.
  • Criatividade e expressão artística: A Gastronomia é uma forma de arte que permite a expressão criativa. Estudar Gastronomia possibilita que você crie pratos únicos, experimente combinações de sabores inusitados e desenvolva sua própria identidade culinária. É uma oportunidade de transformar ingredientes em obras de arte comestíveis.
  • Ampla variedade de carreiras: A formação em Gastronomia abre um leque de oportunidades de carreira. Você pode trabalhar como chef em restaurantes, bistrôs, hotéis, resorts, navios de cruzeiro, empresas de catering, entre outros estabelecimentos de alimentação. Além disso, pode explorar outras áreas, como consultoria gastronômica, desenvolvimento de receitas, produção de alimentos, eventos gastronômicos, crítica culinária e ensino.
  • Crescente demanda no setor de alimentação: A indústria de alimentos e gastronomia tem uma demanda constante por profissionais qualificados. Os consumidores valorizam cada vez mais experiências gastronômicas de qualidade, alimentação saudável e criatividade culinária. Isso significa que há boas oportunidades de emprego e empreendedorismo no setor.
  • Aprendizado sobre cultura e tradições: A Gastronomia é uma forma de conhecer e explorar a cultura de diferentes regiões e países. Ao estudar Gastronomia, você terá a oportunidade de aprender sobre a história dos alimentos, técnicas culinárias tradicionais, ingredientes típicos e hábitos alimentares de diversas culturas. É uma maneira de mergulhar em um mundo de sabores e tradições.
  • Habilidades transferíveis: As habilidades adquiridas ao estudar Gastronomia são transferíveis para outras áreas. Você desenvolverá habilidades de trabalho em equipe, gestão do tempo, criatividade, habilidades de liderança, resolução de problemas e habilidades organizacionais. Essas competências são valorizadas em muitos setores profissionais.
  • Satisfação em proporcionar prazer através da comida: A Gastronomia é uma área em que você tem a oportunidade de trazer alegria e prazer para as pessoas por meio da comida. Ao criar pratos deliciosos e bem apresentados, você pode proporcionar momentos memoráveis para os clientes e despertar emoções através do paladar.

Quais são as áreas de atuação do curso?

O curso de Gastronomia oferece diversas áreas de atuação para os profissionais formados. Alguns exemplos de áreas onde os graduados podem trabalhar incluem:

  • Restaurantes e bares: Os profissionais formados em Gastronomia podem trabalhar como chefs, cozinheiros ou sous chefs em restaurantes e bares. Eles são responsáveis pelo planejamento de cardápios, preparação de pratos, coordenação da equipe de cozinha e garantia da qualidade dos alimentos servidos.
  • Hotéis e resorts: Muitos hotéis e resorts têm restaurantes e serviços de alimentação, onde os profissionais de Gastronomia podem atuar. Eles podem trabalhar na preparação de refeições para os hóspedes, organizar eventos gastronômicos especiais, supervisionar as operações da cozinha e criar experiências culinárias memoráveis.
  • Catering e eventos: A área de catering e eventos requer profissionais de Gastronomia para planejar e executar serviços de alimentação para diferentes tipos de eventos, como casamentos, festas corporativas, conferências e celebrações especiais. Os graduados podem trabalhar na elaboração de cardápios, na preparação dos alimentos, na montagem de buffets e na coordenação da equipe de serviço.
  • Empreendedorismo: Alguns graduados optam por abrir seu próprio negócio na área da Gastronomia. Eles podem abrir um restaurante, café, lanchonete, food truck, empresa de eventos ou serviço de catering. O empreendedorismo permite que os profissionais expressem sua criatividade, construam uma marca própria e ofereçam experiências gastronômicas únicas.
  • Consultoria gastronômica: Os profissionais formados em Gastronomia podem oferecer serviços de consultoria para restaurantes, empresas de alimentos e outras instituições relacionadas. Eles podem auxiliar na criação de cardápios, desenvolvimento de receitas, treinamento de equipe, gestão de estoque e garantia de qualidade dos alimentos.
  • Ensino e pesquisa: Alguns graduados em Gastronomia seguem carreira acadêmica, trabalhando como professores em instituições de ensino, ministrando cursos e disciplinas relacionadas à Gastronomia. Além disso, podem se envolver em pesquisas científicas na área de alimentos, inovação culinária, técnicas de preparo e tendências gastronômicas.

Essas são apenas algumas das áreas de atuação possíveis para os graduados em Gastronomia. É importante destacar que o campo de atuação é amplo e diversificado, e os profissionais podem escolher uma especialização específica de acordo com seus interesses e habilidades. A formação em Gastronomia oferece a oportunidade de trabalhar em um setor dinâmico, criativo e recompensador, onde a paixão pela comida e pelo sabor encontra-se com a excelência culinária.

O que faz um graduado do curso?

Um graduado em Gastronomia pode trabalhar em diversas áreas, como em restaurantes, bares, hotéis, empresas de catering, indústrias alimentícias, empresas de eventos, entre outras. As principais atividades que um profissional formado em Gastronomia pode desempenhar incluem:

  • Planejar, elaborar e executar cardápios para restaurantes, eventos e empresas;
  • Coordenar equipes de cozinha, supervisionando o trabalho dos cozinheiros e auxiliares;
  • Preparar e finalizar pratos e sobremesas;
  • Gerenciar estoques de alimentos e insumos, bem como realizar compras e controle de qualidade dos produtos;
  • Desenvolver novas receitas e técnicas culinárias;
  • Atuar na área de consultoria gastronômica, prestando serviços para empresas e pessoas físicas;
  • Dar aulas em cursos técnicos, tecnológicos e de graduação na área de Gastronomia;
  • Realizar pesquisas científicas na área de alimentos e nutrição.

Coordenador(a)

RHYNALDO COSTA

Possui Mestrado em Agronegócios pela UFG; Pós- graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UEG; graduação em Administração de Empresas pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura. Atualmente é pesquisador do Instituto Federal de Brasília, pesquisador da Universidade Federal de Goiás, professor Titular da Faculdade Unicamps e professor de pós-graduação em Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria da faculdade Unicamps. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação coorporativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento ao cliente, comunicação empresarial, equipes autogerenciáveis. Liderança empresarial, Gestão da Qualidade, Teoria das restrições, produção. gargalos, pós-consumo; resíduos sólidos; responsabilidade coorporativa, performance empresarial, análise de causa raiz, tecnologia e ferramentas de gestão.