Graduação EAD

Gestão de Agronegócios

Modalidade: EAD

Duração: 3 anos

Por que estudar Gestão de Agronegócio?

Estudar Gestão de Agronegócio oferece uma série de benefícios e oportunidades para os interessados nessa área. Aqui estão algumas razões para considerar estudar Gestão de Agronegócio:

  • Importância do agronegócio: O agronegócio desempenha um papel fundamental na economia global, fornecendo alimentos, fibras e energia renovável. É um setor em constante crescimento e que demanda profissionais capacitados para gerenciar os desafios e as oportunidades relacionadas à produção, distribuição e comercialização de produtos agrícolas.
  • Conhecimento abrangente do setor: O estudo da Gestão de Agronegócio permite que os estudantes obtenham um amplo conhecimento sobre as especificidades desse setor. Eles aprendem sobre os aspectos técnicos da produção agrícola, a logística e a cadeia de suprimentos, o mercado agrícola, as políticas governamentais e os aspectos socioeconômicos envolvidos no agronegócio.
  • Desenvolvimento de habilidades de gestão: A Gestão de Agronegócio envolve a aplicação de princípios e práticas de gestão em um contexto agrícola. Os estudantes aprendem habilidades de liderança, gestão de equipes, gestão financeira, marketing, planejamento estratégico e tomada de decisões, adaptando essas competências para a realidade específica do agronegócio.
  • Sustentabilidade e inovação: O estudo da Gestão de Agronegócio enfatiza a importância da sustentabilidade e da inovação nesse setor. Os estudantes aprendem sobre práticas agrícolas sustentáveis, conservação de recursos naturais, uso eficiente de tecnologias e a busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados no agronegócio, como mudanças climáticas, segurança alimentar e demanda por produtos de qualidade.
  • Oportunidades de carreira: O setor do agronegócio oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira para os profissionais formados em Gestão de Agronegócio. Eles podem trabalhar em empresas agroindustriais, cooperativas, consultorias, órgãos governamentais, instituições de pesquisa, organizações não governamentais e empreender seus próprios negócios relacionados ao agronegócio.
  • Impacto social e ambiental: O agronegócio tem um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente. Estudar Gestão de Agronegócio permite que os estudantes compreendam a importância de promover práticas agrícolas responsáveis, éticas e sustentáveis, contribuindo para a segurança alimentar, o desenvolvimento rural, a preservação dos recursos naturais e o bem-estar das comunidades envolvidas.

Essas são apenas algumas das razões pelas quais estudar Gestão de Agronegócio pode ser uma escolha valiosa. O setor oferece um campo vasto de oportunidades, desafios e impacto social, e os profissionais capacitados nessa área têm um papel fundamental na busca por um agronegócio sustentável, eficiente e responsável.

Quais são as áreas de atuação do curso?

O curso de Gestão de Agronegócio oferece uma variedade de áreas de atuação para os graduados. Aqui estão algumas das principais áreas em que os profissionais formados neste curso podem trabalhar:

  • Gestão de propriedades rurais: Os graduados podem atuar na administração e gestão de propriedades agrícolas, incluindo planejamento de plantio, gerenciamento de recursos, contratação e treinamento de mão de obra, monitoramento de custos e avaliação de resultados.
  • Comercialização agrícola: Os profissionais podem trabalhar na área de comercialização agrícola, envolvendo a negociação de contratos, compra e venda de produtos agrícolas, análise de mercado, desenvolvimento de estratégias de precificação e identificação de oportunidades de negócio.
  • Logística e cadeia de suprimentos: Os graduados podem atuar na gestão da logística e da cadeia de suprimentos do agronegócio. Isso inclui planejamento e coordenação do transporte, armazenamento, distribuição e controle de estoque dos produtos agrícolas, garantindo a eficiência e a integridade dos processos.
  • Gestão de cooperativas: Os profissionais podem trabalhar em cooperativas agrícolas, auxiliando na gestão das atividades, no atendimento aos cooperados, na organização de compras coletivas, na comercialização dos produtos e na promoção de programas de desenvolvimento para os membros.
  • Consultoria em agronegócio: Os graduados podem atuar como consultores, oferecendo serviços de assessoria e consultoria em agronegócio. Eles podem auxiliar produtores e empresas agrícolas na gestão de suas atividades, na análise de viabilidade econômica, no planejamento estratégico, na implementação de boas práticas agrícolas e na busca por financiamentos e parcerias.
  • Gestão de projetos agrícolas: Os profissionais podem se envolver na gestão de projetos agrícolas, coordenando e executando planos para o desenvolvimento de novas áreas de cultivo, implementação de tecnologias, expansão de atividades agropecuárias, entre outros.
  • Pesquisa e desenvolvimento: Os graduados podem seguir carreira acadêmica ou trabalhar em instituições de pesquisa e desenvolvimento agrícola, contribuindo para a inovação e o avanço tecnológico do setor, realizando estudos, experimentos e testes para melhorar a produtividade, qualidade e sustentabilidade das atividades agrícolas.

Essas são apenas algumas das áreas de atuação para os graduados em Gestão de Agronegócio. É importante destacar que o setor do agronegócio é diversificado e oferece oportunidades em diferentes segmentos, como produção agrícola, agroindústria, exportação, agronegócio familiar, entre outros. Os profissionais formados nesse curso têm a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor, aplicando conhecimentos de gestão e promovendo práticas responsáveis e inovadoras.

O que faz um graduado do curso?

Um graduado em Gestão de Agronegócio possui habilidades e conhecimentos que o capacitam a desempenhar uma variedade de funções e responsabilidades no setor agrícola. Aqui estão algumas das atividades que um graduado desse curso pode realizar:

  • Gestão e administração de propriedades rurais: O graduado pode atuar na gestão e administração de propriedades agrícolas, planejando e organizando as atividades relacionadas ao cultivo, criação de animais e produção de alimentos. Isso inclui o monitoramento do desempenho, alocação de recursos, gestão financeira e tomada de decisões estratégicas.
  • Análise de mercado e comercialização: Os profissionais formados em Gestão de Agronegócio estão aptos a realizar análises de mercado, identificar demandas e oportunidades, e desenvolver estratégias de comercialização para os produtos agrícolas. Eles podem atuar na negociação de contratos, estabelecimento de preços, gestão de vendas e desenvolvimento de parcerias comerciais.
  • Logística e cadeia de suprimentos: Os graduados podem trabalhar na gestão da logística e da cadeia de suprimentos do agronegócio. Isso envolve o planejamento e coordenação do transporte, armazenamento e distribuição dos produtos agrícolas, garantindo a eficiência e a integridade dos processos logísticos.
  • Gestão de projetos agrícolas: Um graduado em Gestão de Agronegócio pode ser responsável pela gestão de projetos agrícolas, como a expansão de áreas de cultivo, implementação de tecnologias agrícolas, introdução de novas culturas ou métodos de produção. Eles são responsáveis por planejar, executar e monitorar esses projetos, garantindo sua viabilidade e sucesso.
  • Consultoria em agronegócio: Os profissionais podem atuar como consultores, oferecendo serviços de assessoria e consultoria em agronegócio. Eles podem auxiliar produtores e empresas agrícolas na gestão de suas atividades, no desenvolvimento de estratégias de negócio, na análise de viabilidade econômica, no acesso a financiamentos e na implementação de boas práticas agrícolas.
  • Pesquisa e desenvolvimento: Os graduados podem trabalhar em instituições de pesquisa e desenvolvimento agrícola, contribuindo para a inovação e o avanço tecnológico do setor. Eles podem realizar estudos, experimentos e testes para melhorar a produtividade, qualidade e sustentabilidade das atividades agrícolas.

Essas são apenas algumas das atividades que um graduado em Gestão de Agronegócio pode desempenhar. As responsabilidades podem variar dependendo do setor de atuação, porte da empresa e posição ocupada pelo profissional. O objetivo principal é aplicar os conhecimentos de gestão de forma estratégica e eficiente para garantir o sucesso das operações agrícolas e contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Coordenador(a)

RHYNALDO COSTA

Possui Mestrado em Agronegócios pela UFG; Pós- graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UEG; graduação em Administração de Empresas pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura. Atualmente é pesquisador do Instituto Federal de Brasília, pesquisador da Universidade Federal de Goiás, professor Titular da Faculdade Unicamps e professor de pós-graduação em Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria da faculdade Unicamps. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação coorporativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento ao cliente, comunicação empresarial, equipes autogerenciáveis. Liderança empresarial, Gestão da Qualidade, Teoria das restrições, produção. gargalos, pós-consumo; resíduos sólidos; responsabilidade coorporativa, performance empresarial, análise de causa raiz, tecnologia e ferramentas de gestão.