Graduação EAD

Gestão Pública

Modalidade: EAD

Duração: 2 anos

Por que estudar Gestão Pública?

Estudar Gestão Pública oferece uma série de benefícios e oportunidades para os estudantes interessados em atuar no setor público. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode considerar estudar Gestão Pública:

  • Impacto social: A Gestão Pública lida diretamente com a administração e governança de organizações e serviços públicos. Ao estudar Gestão Pública, você estará se preparando para contribuir para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas, programas sociais e serviços essenciais que têm um impacto direto na vida das pessoas. É uma área que permite promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Conhecimento em gestão e governança: O curso de Gestão Pública oferece uma base sólida em princípios de gestão, governança e administração pública. Você aprenderá conceitos e técnicas de planejamento, organização, liderança, gestão de recursos humanos, finanças públicas, políticas públicas, gestão de projetos e avaliação de programas. Esse conhecimento é fundamental para a eficiência, eficácia e transparência na administração pública.
  • Carreira no setor público: O estudo da Gestão Pública pode abrir portas para uma carreira gratificante no setor público. Há uma ampla gama de oportunidades de emprego em governos municipais, estaduais e federal, assim como em órgãos públicos, agências reguladoras, organizações não governamentais (ONGs) e organizações internacionais. Os graduados em Gestão Pública podem ocupar cargos de gestão, análise de políticas, planejamento estratégico, administração financeira, gestão de projetos e muito mais.
  • Participação cidadã e política: O estudo da Gestão Pública oferece uma compreensão mais aprofundada do funcionamento do governo e do processo político. Isso permite que você se torne um cidadão mais informado e engajado, capaz de contribuir para debates públicos, tomar decisões informadas e participar de processos de tomada de decisão. Além disso, a Gestão Pública oferece ferramentas e conhecimentos para o desenvolvimento de liderança e habilidades de advocacia, permitindo que você faça a diferença em sua comunidade e sociedade.
  • Desafios e inovação: A Gestão Pública é um campo dinâmico e em constante evolução. Ela enfrenta desafios complexos, como demandas crescentes por serviços públicos de qualidade, pressões financeiras, mudanças demográficas e sociais, além da necessidade de responder a questões emergentes, como sustentabilidade e inclusão social. Estudar Gestão Pública permite que você esteja na vanguarda desses desafios, contribuindo com soluções inovadoras e desenvolvendo abordagens eficazes para enfrentá-los.

No geral, estudar Gestão Pública oferece a oportunidade de fazer a diferença na sociedade, exercer liderança, adquirir habilidades de gestão valiosas e trabalhar para o bem comum. É uma área dinâmica e desafiadora que pode abrir portas para uma carreira gratificante no setor público.

Quais são as áreas de atuação do curso?

As áreas de atuação para os graduados em Gestão Pública são amplas e diversificadas. Aqui estão algumas das principais áreas em que eles podem trabalhar:

  • Administração pública: Os graduados em Gestão Pública podem ocupar cargos de gestão e liderança em agências governamentais em todos os níveis (municipal, estadual e federal). Eles podem ser responsáveis por planejar, coordenar e executar políticas públicas, além de gerenciar recursos humanos, orçamentos, projetos e programas governamentais.
  • Planejamento e desenvolvimento regional: Nessa área, os profissionais de Gestão Pública estão envolvidos na elaboração de planos de desenvolvimento regional, programas de revitalização urbana, projetos de infraestrutura e estratégias de crescimento econômico. Eles trabalham em parceria com órgãos governamentais, instituições e comunidades locais para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida em determinadas regiões.
  • Políticas públicas e análise: Os graduados em Gestão Pública podem atuar na análise de políticas públicas, pesquisando, avaliando e desenvolvendo estratégias para lidar com questões sociais, econômicas e ambientais. Eles podem trabalhar em think tanks, institutos de pesquisa, organizações não governamentais e departamentos governamentais, fornecendo informações e recomendações para a formulação de políticas eficazes.
  • Gestão de organizações do terceiro setor: O terceiro setor engloba organizações sem fins lucrativos, como ONGs, associações, fundações e institutos. Os graduados em Gestão Pública podem assumir funções de gestão e coordenação nessas organizações, garantindo a eficiência operacional, a sustentabilidade financeira e o alcance dos objetivos sociais.
  • Consultoria em gestão pública: Alguns profissionais de Gestão Pública optam por trabalhar como consultores, prestando serviços de consultoria para governos, organizações do terceiro setor e empresas privadas que lidam com questões relacionadas à administração pública. Eles oferecem expertise em planejamento estratégico, gestão de projetos, avaliação de desempenho, governança e implementação de políticas públicas.
  • Gestão de projetos e programas: Os graduados em Gestão Pública são capacitados para gerenciar projetos e programas públicos, desde a concepção e planejamento até a implementação e avaliação. Eles podem trabalhar em setores como educação, saúde, meio ambiente, infraestrutura, segurança pública e desenvolvimento social, garantindo a efetividade e o impacto positivo das iniciativas governamentais.

Essas são apenas algumas das áreas de atuação para os graduados em Gestão Pública. É uma área multidisciplinar que permite adaptabilidade e flexibilidade, possibilitando que os profissionais atuem em diferentes contextos e setores, contribuindo para a melhoria da gestão e governança pública.

O que faz um graduado do curso?

Um graduado em Gestão Pública está preparado para desempenhar uma variedade de funções e responsabilidades relacionadas à administração pública e à gestão de políticas e programas governamentais. Aqui estão algumas das principais atividades que um graduado em Gestão Pública pode desempenhar:

  • Desenvolvimento e implementação de políticas públicas: Os graduados em Gestão Pública podem trabalhar no desenvolvimento e implementação de políticas públicas em áreas como educação, saúde, segurança, meio ambiente, transporte, habitação, entre outras. Eles analisam problemas, realizam pesquisas, propõem soluções, participam de tomadas de decisão e colaboram com diferentes partes interessadas para garantir a efetividade e o impacto positivo das políticas públicas.
  • Gestão de recursos: Os profissionais de Gestão Pública são responsáveis por gerenciar recursos públicos, incluindo orçamentos, finanças e recursos humanos. Eles desenvolvem planos de alocação de recursos, monitoram gastos, avaliam a eficiência e eficácia dos recursos utilizados e buscam otimizar o uso dos recursos disponíveis.
  • Gestão de projetos e programas governamentais: Os graduados em Gestão Pública podem liderar e coordenar projetos e programas governamentais. Eles planejam, executam, monitoram e avaliam iniciativas governamentais, garantindo que os objetivos sejam alcançados, os prazos sejam cumpridos e os recursos sejam utilizados de forma eficiente.
  • Avaliação de políticas e programas: Os profissionais de Gestão Pública realizam avaliações de políticas e programas governamentais para determinar sua eficácia, eficiência e impacto. Eles coletam dados, realizam análises, elaboram relatórios e recomendam melhorias com base nos resultados obtidos. A avaliação ajuda a garantir que as políticas e programas sejam ajustados e aprimorados para atender às necessidades da população.
  • Relações governamentais e parcerias: Os graduados em Gestão Pública podem desempenhar um papel importante nas relações governamentais e na construção de parcerias entre diferentes atores, como agências governamentais, organizações do setor privado e organizações da sociedade civil. Eles podem atuar como facilitadores, promovendo a colaboração e a cooperação para alcançar objetivos comuns.
  • Análise de políticas e pesquisa: Os profissionais de Gestão Pública são responsáveis por analisar políticas, realizar pesquisas e fornecer informações e recomendações embasadas para apoiar a tomada de decisões. Eles avaliam os impactos sociais, econômicos e políticos das políticas, identificam tendências e questões emergentes, e fornecem subsídios para o desenvolvimento de políticas baseadas em evidências.

Essas são apenas algumas das atividades que um graduado em Gestão Pública pode realizar. O campo da Gestão Pública é amplo e dinâmico, oferecendo uma variedade de oportunidades para aplicar conhecimentos em administração, políticas públicas, análise de dados, liderança e resolução de problemas em um contexto governamental.

Coordenador(a)

RHYNALDO COSTA

Possui Mestrado em Agronegócios pela UFG; Pós- graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UEG; graduação em Administração de Empresas pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura. Atualmente é pesquisador do Instituto Federal de Brasília, pesquisador da Universidade Federal de Goiás, professor Titular da Faculdade Unicamps e professor de pós-graduação em Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria da faculdade Unicamps. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação coorporativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento ao cliente, comunicação empresarial, equipes autogerenciáveis. Liderança empresarial, Gestão da Qualidade, Teoria das restrições, produção. gargalos, pós-consumo; resíduos sólidos; responsabilidade coorporativa, performance empresarial, análise de causa raiz, tecnologia e ferramentas de gestão.