Graduação EAD

Gestão em Processos Escolares

Modalidade: EAD

Duração: 2 anos e meio

Por que estudar Gestão de Processos Escolares?

Estudar Gestão de Processos Escolares pode ser vantajoso por várias razões. Aqui estão alguns motivos para considerar essa área de estudo:

  • Compreensão do funcionamento das instituições educacionais: Ao estudar Gestão de Processos Escolares, você adquire conhecimentos sobre como as instituições educacionais operam. Isso inclui entender os processos administrativos, estruturas organizacionais, políticas educacionais, legislação específica e práticas de gestão adotadas nas escolas. Essa compreensão é fundamental para trabalhar em funções de liderança e gerenciamento em instituições de ensino.
  • Desenvolvimento de habilidades de gestão: O curso de Gestão de Processos Escolares oferece a oportunidade de desenvolver habilidades de gestão relevantes para o contexto educacional. Isso inclui habilidades de liderança, planejamento estratégico, organização, tomada de decisão, resolução de problemas, gestão de recursos humanos, comunicação eficaz e trabalho em equipe. Essas habilidades são valiosas não apenas no contexto escolar, mas também em outras áreas profissionais.
  • Contribuição para a melhoria da qualidade da educação: Ao estudar Gestão de Processos Escolares, você se torna apto a contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Através da aplicação de práticas de gestão eficazes, você pode ajudar a promover um ambiente educacional mais eficiente, acolhedor e propício ao aprendizado dos alunos. Além disso, a gestão adequada dos recursos disponíveis, a implementação de políticas educacionais efetivas e a promoção de uma cultura escolar positiva podem contribuir para a excelência educacional.
  • Oportunidades de carreira em diferentes áreas: Um graduado em Gestão de Processos Escolares pode encontrar oportunidades de carreira em diversas áreas relacionadas à educação. Isso inclui cargos de gestão e coordenação em escolas, como diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico, coordenador administrativo, entre outros. Além disso, há também possibilidade de atuar em órgãos governamentais ligados à educação, instituições de ensino superior, organizações não governamentais voltadas para a educação e consultorias educacionais.
  • Impacto na comunidade educacional: Estudar Gestão de Processos Escolares permite que você tenha um impacto significativo na comunidade educacional em que atua. Ao aplicar conhecimentos e habilidades de gestão, você pode contribuir para a implementação de mudanças positivas, a promoção da equidade educacional, o engajamento da comunidade escolar e o desenvolvimento de estratégias que beneficiem tanto os alunos quanto os profissionais da educação.

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais estudar Gestão de Processos Escolares pode ser uma escolha valiosa. Cabe a você avaliar seus interesses, objetivos e aptidões para determinar se essa área de estudo está alinhada com suas aspirações profissionais e pessoais.

Quais são as áreas de atuação do curso?

O curso de Gestão de Processos Escolares prepara os graduados para atuarem em diferentes áreas relacionadas à gestão educacional. Aqui estão algumas das áreas de atuação em que os profissionais formados nesse curso podem trabalhar:

  • Gestão escolar: Os graduados podem ocupar cargos de gestão em escolas, como diretor, vice-diretor, coordenador pedagógico, coordenador administrativo, entre outros. Eles são responsáveis por liderar equipes, administrar recursos, implementar políticas educacionais, promover a qualidade do ensino, gerenciar processos administrativos e garantir o bom funcionamento da instituição de ensino.
  • Coordenação pedagógica: Os profissionais podem atuar como coordenadores pedagógicos, auxiliando na orientação e supervisão do trabalho dos professores. Eles trabalham em colaboração com os educadores para desenvolver práticas pedagógicas, promover a formação continuada, acompanhar o desempenho dos alunos, analisar dados educacionais e implementar estratégias de ensino que visem ao sucesso dos estudantes.
  • Administração educacional: Os graduados podem trabalhar em órgãos governamentais e instituições de ensino superior, desempenhando funções de gestão e coordenação em diferentes níveis do sistema educacional. Eles podem atuar na definição de políticas educacionais, planejamento estratégico, gestão de programas e projetos educacionais, avaliação institucional, supervisão de escolas e garantia da qualidade do ensino.
  • Consultoria educacional: Os profissionais podem atuar como consultores educacionais, prestando serviços de assessoria a escolas, redes de ensino e outras instituições educacionais. Eles podem auxiliar na implementação de boas práticas de gestão, desenvolvimento curricular, capacitação de professores, avaliação institucional, planejamento estratégico e melhoria da qualidade educacional.
  • Desenvolvimento de projetos educacionais: Os graduados podem trabalhar no desenvolvimento e implementação de projetos educacionais, tanto em âmbito público como privado. Isso pode incluir projetos de inclusão educacional, programas de educação a distância, iniciativas de formação de professores, projetos de educação corporativa, programas de educação comunitária, entre outros.
  • Educação corporativa: Os profissionais podem atuar em empresas, desenvolvendo e coordenando programas de educação corporativa. Eles são responsáveis por identificar as necessidades de treinamento e capacitação dos colaboradores, planejar e implementar ações de desenvolvimento, promover a cultura de aprendizagem nas organizações e avaliar os resultados dos programas educacionais.

Essas são apenas algumas das áreas de atuação possíveis para os graduados em Gestão de Processos Escolares. É importante destacar que a gestão educacional abrange um campo diversificado e dinâmico, e os profissionais podem encontrar oportunidades em diferentes contextos educacionais, desde escolas de educação básica até instituições de ensino superior, órgãos governamentais e empresas do setor educacional.

O que faz um graduado do curso?

Um graduado em Gestão de Processos Escolares possui conhecimentos e habilidades específicas para desempenhar diversas funções relacionadas à gestão e administração de instituições educacionais. Alguns exemplos de atividades que um graduado desse curso pode realizar são:

  • Gestão administrativa: Um graduado em Gestão de Processos Escolares pode ser responsável por gerenciar os aspectos administrativos de uma instituição educacional. Isso envolve lidar com questões relacionadas à infraestrutura, recursos financeiros, contratos, fornecedores, gestão de documentos, entre outros.
  • Coordenação pedagógica: O profissional pode atuar como coordenador pedagógico, auxiliando na organização e supervisão do trabalho dos professores. Isso inclui o planejamento de aulas, o desenvolvimento de práticas pedagógicas, a avaliação do desempenho dos alunos, a orientação e formação dos docentes, entre outras atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem.
  • Planejamento educacional: Um graduado em Gestão de Processos Escolares pode participar do planejamento e desenvolvimento de projetos educacionais. Isso envolve a definição de objetivos educacionais, a elaboração de estratégias de ensino, a seleção de recursos pedagógicos, a avaliação de resultados e o acompanhamento da implementação de práticas educativas inovadoras.
  • Gestão de equipes: O profissional pode desempenhar um papel de liderança na gestão de equipes de trabalho, coordenando e orientando os colaboradores da instituição educacional. Isso inclui a atribuição de tarefas, o estabelecimento de metas, o monitoramento do desempenho, o desenvolvimento de habilidades e o estímulo ao trabalho em equipe.
  • Relações com a comunidade escolar: Um graduado em Gestão de Processos Escolares pode ser responsável por estabelecer e manter boas relações com a comunidade escolar, incluindo pais, alunos, professores e demais membros da comunidade. Isso envolve a promoção da participação e engajamento da comunidade, a comunicação eficaz, a resolução de conflitos e a gestão de parcerias e projetos comunitários.
  • Desenvolvimento de políticas educacionais: O profissional pode contribuir para a elaboração e implementação de políticas educacionais, levando em consideração as diretrizes governamentais e as necessidades da instituição educacional. Isso inclui a definição de políticas de inclusão, diversidade, avaliação, gestão de recursos, entre outras.
  • Acompanhamento e avaliação institucional: Um graduado em Gestão de Processos Escolares pode ser responsável por acompanhar e avaliar o desempenho da instituição educacional em relação aos objetivos estabelecidos. Isso envolve a coleta e análise de dados, a identificação de pontos fortes e fracos, a proposição de melhorias e a garantia da qualidade educacional.

Coordenador(a)

RHYNALDO COSTA

Possui Mestrado em Agronegócios pela UFG; Pós- graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UEG; graduação em Administração de Empresas pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura. Atualmente é pesquisador do Instituto Federal de Brasília, pesquisador da Universidade Federal de Goiás, professor Titular da Faculdade Unicamps e professor de pós-graduação em Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria da faculdade Unicamps. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação coorporativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento ao cliente, comunicação empresarial, equipes autogerenciáveis. Liderança empresarial, Gestão da Qualidade, Teoria das restrições, produção. gargalos, pós-consumo; resíduos sólidos; responsabilidade coorporativa, performance empresarial, análise de causa raiz, tecnologia e ferramentas de gestão.