Graduação EAD
História
Por que estudar História?
Existem diversas razões pelas quais estudar história é importante. Algumas delas são:
- Compreensão do mundo: A história nos ajuda a compreender o mundo em que vivemos, as sociedades, culturas e instituições que moldam a nossa vida diária. Ao estudar a história, podemos entender como o passado influencia o presente e como as mudanças no passado podem afetar o futuro.
- Desenvolvimento da identidade: O estudo da história pode ajudar a desenvolver a nossa identidade, a entender de onde viemos e a compreender a nossa cultura e tradições.
- Aprendizado de lições importantes: A história nos ensina lições importantes sobre eventos passados, como guerras, revoluções e crises econômicas. Ao estudar a história, podemos aprender com os erros do passado e aplicar essas lições para evitar situações semelhantes no futuro.
- Consciência social: A história também nos ajuda a desenvolver a consciência social, a entender as desigualdades e injustiças que ocorreram no passado e a trabalhar para corrigir essas questões no presente.
- Desenvolvimento de habilidades analíticas: O estudo da história também ajuda a desenvolver habilidades analíticas, como a capacidade de interpretar fontes primárias, avaliar evidências e argumentar de forma lógica e convincente. Essas habilidades podem ser úteis em diversas áreas profissionais.
Em resumo, estudar história é importante porque nos ajuda a compreender o mundo em que vivemos, a desenvolver a nossa identidade, a aprender lições importantes, a desenvolver a consciência social e a desenvolver habilidades analíticas úteis em diversas áreas profissionais.
Quais são as áreas de atuação do curso?
O curso de História oferece uma ampla gama de áreas de atuação para os graduados. Alguns dos principais campos de trabalho para os historiadores incluem:
- Pesquisa acadêmica: Os historiadores podem se dedicar à pesquisa em universidades, institutos de pesquisa e centros acadêmicos, contribuindo para a produção de conhecimento histórico.
- Ensino: Muitos historiadores seguem a carreira de professores, lecionando em escolas de ensino fundamental e médio, além de universidades.
- Arquivos e bibliotecas: Os historiadores podem trabalhar em arquivos, bibliotecas e museus, organizando, catalogando e preservando documentos históricos.
- Patrimônio cultural: Os historiadores podem atuar na preservação e divulgação do patrimônio cultural, trabalhando em museus, instituições culturais, agências governamentais e organizações não governamentais.
- Turismo cultural: Alguns historiadores trabalham no setor de turismo cultural, fornecendo orientação histórica, elaborando roteiros e promovendo visitas a locais históricos.
- Editoras e mídia: Os historiadores podem trabalhar como consultores históricos para editoras, jornais, revistas, programas de televisão e cinema, contribuindo para a produção de conteúdo histórico.
- Patrimônio histórico: Alguns historiadores atuam na gestão e conservação de sítios arqueológicos, monumentos e áreas de preservação histórica.
- Pesquisa de mercado: Os historiadores podem aplicar seus conhecimentos em pesquisa de mercado, analisando tendências históricas e comportamentos do consumidor.
Essas são apenas algumas das áreas de atuação possíveis para os historiadores. É importante ressaltar que as oportunidades de trabalho podem variar de acordo com a região, o contexto socioeconômico e as demandas do mercado. Além disso, muitos historiadores desenvolvem carreiras interdisciplinares, combinando seus conhecimentos históricos com outras áreas, como antropologia, sociologia, política e relações internacionais.
O que faz um graduado do curso?
Um graduado do curso de História possui um amplo conjunto de habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo do programa de estudos. Essas habilidades e conhecimentos podem ser aplicados em várias áreas profissionais. Aqui estão algumas das atividades que um graduado do curso de História pode realizar:
- Pesquisa e análise histórica: Um graduado em História está treinado para conduzir pesquisas, coletar e analisar informações históricas, examinar fontes primárias e secundárias, e construir argumentos baseados em evidências.
- Escrita e comunicação: Os historiadores desenvolvem habilidades avançadas de escrita e comunicação, sendo capazes de criar textos claros, coerentes e bem fundamentados. Eles podem escrever artigos acadêmicos, ensaios históricos, relatórios, materiais educacionais e muito mais.
- Ensino e educação: Muitos graduados em História seguem a carreira de professores, lecionando em escolas de ensino fundamental e médio, além de universidades. Eles podem transmitir seu conhecimento histórico e habilidades de análise para estudantes de diferentes faixas etárias.
- Curadoria e preservação do patrimônio: Os historiadores podem trabalhar em museus, arquivos e bibliotecas, organizando e preservando coleções de documentos, objetos históricos e artefatos culturais. Eles podem se envolver na curadoria de exposições, gestão de arquivos e programas de conservação.
- Consultoria e assessoria: Os graduados em História podem atuar como consultores históricos, fornecendo orientação especializada para projetos, filmes, peças de teatro, livros e outras produções que envolvam elementos históricos. Eles podem fornecer análises críticas, revisões de conteúdo e pesquisa de contexto histórico.
- Pesquisa de mercado e análise de dados: As habilidades analíticas desenvolvidas pelos historiadores são valorizadas em pesquisas de mercado, análises de dados históricos e interpretação de tendências sociais. Eles podem trabalhar em empresas, organizações governamentais e instituições que exigem conhecimentos históricos para tomar decisões estratégicas.
Essas são apenas algumas das atividades que um graduado em História pode realizar. A versatilidade do curso de História permite que os graduados apliquem seus conhecimentos em várias áreas profissionais, adaptando-se a diferentes contextos e demandas do mercado.
Coordenador(a)
Israel Serique
Licenciado em Pedagogia (UVA, 2011); Matemática (UNIFAN, 2015) e complementação pedagógica em História (UVA, 2010); Bacharel em Teologia (FACETEN, 2006); Mestrado (PUC, 2011) e doutorado em Ciências da Religião (PUC, 2016). Foi aluno especial no Mestrado e Doutorado em Educação (PUC, 2010-2011).
Pós-graduado em Metodologia da Matemática.