PÓS - GRADUAÇÃO

Teoria Cognitivo-Comportamental: Práticas Baseadas em Evidências

Duração

1 ano

Modalidade

Presencial ou remoto (Ao Vivo)

Comece a sua jornada na FacUnicamps

Teoria Cognitivo-Comportamental: Práticas Baseadas em Evidências

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem terapêutica amplamente reconhecida por sua eficácia no tratamento de diversas condições psicológicas, incluindo ansiedade, depressão e transtornos de estresse. No entanto, apesar de sua ampla utilização, ainda existem lacunas no conhecimento sobre como otimizar sua aplicação em contextos específicos, como em populações vulneráveis ou em condições de saúde mental complexas. Este projeto de pós-graduação visa contribuir para o avanço da TCC, explorando novas estratégias e abordagens que possam melhorar sua eficácia e acessibilidade. Além disso, a TCC tem sido associada a reduções significativas nos sintomas de estresse pós-traumático, com estudos indicando que até 60% dos pacientes apresentam melhorias significativas após o tratamento. Essas estatísticas demonstram o impacto positivo da TCC na saúde mental e reforçam a importância de continuar a desenvolver e aprimorar essa abordagem terapêutica.

Conheça a matriz curricular

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para especialistas em Teoria Cognitivo-Comportamental é bastante amplo como a atuação Clínica em atendimento individual, em grupo ou familiar com base na TCC. Atuação em clínicas, consultórios e instituições de saúde mental. Para quem deseja atuar em Instituições de Saúde como atuação em hospitais, CAPS e ambulatórios. Aplicação de intervenções baseadas em evidências no tratamento de pacientes com transtornos psicológicos ou psiquiátricos. Lecionar disciplinas relacionadas à psicologia clínica e às terapias cognitivas em faculdades e cursos de especialização. Recursos Humanos e Qualidade de Vida no Trabalho com aplicação de técnicas de TCC para gestão do estresse, desenvolvimento de liderança e aumento da produtividade. A crescente valorização das intervenções fundamentadas em evidências científicas torna essa especialização altamente relevante e procurada, especialmente por profissionais que desejam se destacar pela seriedade e eficácia clínica.

Áreas de atuação

O curso de Pós-graduação Teoria Cognitivo-Comportamental: Práticas Baseadas em Evidências da FacUnicamps é procurado, principalmente, por profissionais de nível superior formados em Psicologia e graduandos do último ano do curso de Psicologia que desejam conhecer e aprofundar seus estudos sobre desenvolvimento humano com foco na Terapia Cognitivo-Comportamental como diferencial estratégico e prático para sucesso profissional e como elemento fundamental para a atuação nos diversos contextos sociais.

Metodologia das aulas

Descubra um MBA de 360 horas cuidadosamente planejado para se ajustar perfeitamente à sua agenda e potencializar sua carreira. Ao longo de 12 meses, você mergulhará em 12 módulos intensivos, com aulas acontecendo um final de semana por mês. As sessões de sábado vão das 07h30 às 18h30, enquanto aos domingos, você terá aulas das 07h30 às 12h30. Essa estrutura flexível permite que você se dedique plenamente ao MBA sem interferir na sua rotina profissional e pessoal. Você ainda tem a liberdade de escolher entre a modalidade presencial em Goiânia ou a modalidade remota ao vivo, acessível de qualquer lugar do Brasil. E para sua conveniência, todas as aulas remotas ao vivo são gravadas e ficam disponíveis por 30 dias, garantindo que você não perca nenhum conteúdo, mesmo que não possa participar da aula ao vivo. Com essa abordagem inovadora e flexível, você pode equilibrar seus estudos, trabalho e vida pessoal enquanto avança em sua formação e carreira.

Nº1 de Goiás

A FacUnicamps segue há 5 anos consecutivos em primeiro lugar entre as instituições privadas de ensino superior do estado no Índice Geral de Cursos (IGC) do INEP/MEC

Docentes especializados

Temos uma equipe de professores qualificados, experientes e escolhidos a dedo para lhe proporcionar o melhor conhecimento na área.

Coordenador (a): Me. José Fernando Duarte

Teoria Cognitivo-Comportamental: Práticas Baseadas em Evidências

Sobre

Psicólogo com graduação em Psicologia e formação em Pedagogia mestre em História e especialista em diversas áreas como Terapia Cognitivo-Comportamental Psicologia Jurídica Neuropsicologia Clínica Psicopedagogia e Avaliação Psicológica atua como professor em instituições de ensino superior e cursos de especialização além de ser Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região possui ampla experiência em recrutamento e seleção avaliação psicológica e clínica com foco em abordagens cognitivas sendo também palestrante em temas diversos da Psicologia

Professores

Frederico Azevedo Alvim é psicólogo mestre em Psicologia pela UFG possui especialização em Psicologia Comportamental pelo CBI of Miami é membro do Grupo de Pesquisa em Gênero Sexualidade e Prevenção às Violências contra Crianças e Adolescentes GEPGOV e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comportamento Social GEPAC ambos da UFG é professor na graduação e na pós-graduação em Psicologia clínica organizacional e escolar e Vice-líder do GEPGOV possui experiência em avaliação psicológica clínica e organizacional com foco em testes psicológicos clínicos e análises de equipes de trabalho nas organizações.
Me. Frederico Azevedo Alvim
Professor (a)
Formada pela UNIP com atuação nas áreas clínica hospitalar e acadêmica pós-graduada em Psicologia da Saúde e Hospitalar e pós-graduanda em Avaliação Psicológica possui formação em clínica bariátrica cuidados paliativos e dependência química com mais de 5 anos de experiência em hospitais de referência atua com ética qualidade e abordagem ética no atendimento psicológico atua em consultório desde 2012 e leciona em instituições de ensino superior destacando-se pelo acolhimento compromisso ético e visão integral do sofrimento humano.
Esp. Ana Paula Ribeiro Gomes
Professor (a)
Psicóloga doutoranda e mestra em Psicologia docente universitária de graduação e pós-graduação atua profissionalmente nas áreas de Psicologia Organizacional e do Trabalho Psicologia Clínica Gestão de Projetos Gestão de Qualidade e Auditoria e Saúde do Trabalhador é pesquisadora da CAPES e do PROSUC.
Ma. Julia Isabel Silva Nonato
Professor (a)
Psicólogo graduado pela PUC-GO com atuação em Goiânia GO atua em Psicologia Clínica para jovens e adultos possui experiência em docência universitária mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás especialista em Avaliação Psicológica pela Faculdade Arthur Thomas áreas de interesse análise do comportamento psicopatologia gênero sexualidade Psicologia Social Psicologia Ambiental Psicoterapia pesquisa em psicanálise e história da Psicologia professor na Faculdade Anhanguera e na FacUniCamps.
Me. Wanderson Barreto
Professor (a)
Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental Neuropsicologia e Terapia Cognitiva com atuação como Psicóloga clínica na abordagem TCC em adultos idosos e adolescentes com foco em avaliação e intervenção cognitivo-comportamental mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás pesquisadora em temas relacionados à Neuropsicologia e avaliação neuropsicológica com artigos publicados professora em cursos de Pós-Graduação com ênfase em TCC e Neuropsicologia em instituições do Estado de Goiás.
Esp. Isadora Gonçalves Tonô
Professor (a)
Psicólogo clínico CRP 09/11793 supervisor mentor coordenador de cursos de graduação e pós-graduação especialista em Análise do Comportamento Aplicada ABA Psicopatologia Clínica e Desenvolvimento Infantil pós-graduando em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência mestre em Ciências do Comportamento pela PUC-GO tem ampla experiência com Avaliação e Intervenções Comportamentais e Cognitivas para Transtornos do Neurodesenvolvimento.
Esp. Welton Junior Nunes
Professor (a)
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás com premiação acadêmica atua em pesquisa clínica e em docência universitária mestra em Psicologia Clínica e Processos da Saúde possui experiência em Psicologia Clínica e Organizacional NUHAP e com grupos de vulnerabilidade psicossocial é membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Clínica e Processos da Saúde reconhecido pela CAPES e professora de Psicologia na PUC-GO membro do Grupo de Estudos em Saúde e Epistemologia do Cognitivismo com pesquisas na área da saúde e Epistemologia do Cognitivismo.
Ma. Thaynara Vermam
Professor (a)

Conteúdo extra gratuito

Matricule-se e ganhe 4 cursos livres exclusivos.

Estude de onde quiser

Escolha entre aulas presenciais em nossa sede em Goiânia ou EAD ao vivo para todo o Brasil.

Vamos tirar suas dúvidas?

Perguntas Frequentes

Todos os cursos de Pós-Graduação Presenciais acontecem no Campus 3 da FacUnicamps.

Sim, todos os cursos de Pós-Graduação da FacUnicamps são reconhecidos pelo MEC.

Mais de 3 mil alunos já foram formados nas Pós-Graduações da FacUnicamps.

A FacUnicamps oferece Pós-Graduação Presencial, Remota ao Vivo e também em EAD.

Sim, a FacUnicamps possui estacionamento próprio para os alunos de Pós-Graduação.

A FacUnicamps oferece Pós-Graduação em diversas áreas, como Ensino, Saúde, Gestão e Negócios, Comunicação, Marketing e Inovação, Psicologia, Direito, Engenharia, Arquitetura, entre outras.

Inscreva-se em nossa Newsletter!

Seja o primeiro a ficar por dentro das novidades em Pós-Graduação na Faculdade nº 1 de Goiás.

SEU LUGAR É NA FACUNICAMPS: