Graduação EAD

Gestão de Recursos Humanos

Modalidade: EAD

Duração: 2 anos

Por que estudar Gestão de Recursos Humanos?

Estudar Gestão de Recursos Humanos oferece uma série de benefícios e oportunidades para os interessados nessa área. Aqui estão algumas razões para considerar estudar Gestão de Recursos Humanos:

  • Importância estratégica das pessoas: As pessoas são o recurso mais valioso de qualquer organização. Estudar Gestão de Recursos Humanos permite que você compreenda a importância estratégica dos funcionários e como eles podem impulsionar o sucesso e a competitividade de uma empresa. Você aprenderá a atrair, desenvolver, reter e motivar os colaboradores para alcançar os objetivos organizacionais.
  • Conhecimentos em gestão de pessoas: O curso de Gestão de Recursos Humanos oferece uma base sólida de conhecimentos em áreas como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, gestão de talentos, remuneração e benefícios, relações trabalhistas, gestão da diversidade, entre outros. Esses conhecimentos são fundamentais para gerenciar efetivamente as questões relacionadas aos colaboradores em uma organização.
  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais: A Gestão de Recursos Humanos envolve o trabalho com pessoas em diversos contextos. Ao estudar esse curso, você desenvolverá habilidades interpessoais essenciais, como comunicação eficaz, resolução de conflitos, negociação, liderança e trabalho em equipe. Essas habilidades são valiosas em qualquer ambiente de trabalho e podem impulsionar sua carreira em diversas áreas.
  • Impacto positivo nas pessoas e nas organizações: A Gestão de Recursos Humanos tem um papel crucial em criar um ambiente de trabalho saudável, motivador e produtivo. Ao estudar essa área, você aprenderá a promover a satisfação dos funcionários, a valorização da diversidade, o desenvolvimento profissional, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e a adoção de práticas de gestão éticas e responsáveis. Isso contribui para o bem-estar dos colaboradores e o sucesso da organização como um todo.
  • Oportunidades de carreira: A área de Gestão de Recursos Humanos oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira. Você pode trabalhar em empresas de diferentes setores e tamanhos, em departamentos de recursos humanos, consultorias especializadas em gestão de pessoas, empresas de recrutamento e seleção, instituições de ensino, órgãos governamentais e até mesmo empreender seu próprio negócio na área de consultoria em recursos humanos.
  • Constante evolução da área: A área de Gestão de Recursos Humanos está em constante evolução, especialmente em um cenário de mudanças tecnológicas e transformações nas relações de trabalho. Estudar essa área permite que você acompanhe as tendências, as melhores práticas e as novas abordagens em gestão de pessoas, preparando-se para lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho.

Essas são apenas algumas das razões pelas quais estudar Gestão de Recursos Humanos pode ser uma escolha valiosa. Essa área oferece a oportunidade de trabalhar com pessoas, impactar positivamente as organizações e desempenhar um papel estratégico no sucesso dos negócios.

Quais são as áreas de atuação do curso?

O curso de Gestão de Recursos Humanos oferece uma variedade de áreas de atuação para os graduados. Aqui estão algumas das principais áreas em que os profissionais formados nesse curso podem trabalhar:

  • Departamento de Recursos Humanos: Os graduados podem atuar em empresas de diversos setores no departamento de recursos humanos, desempenhando funções como recrutamento e seleção de pessoal, treinamento e desenvolvimento, administração de cargos e salários, gestão de benefícios, elaboração de políticas e procedimentos, gestão do clima organizacional, entre outros.
  • Gestão de Pessoas: Os profissionais podem trabalhar como gestores de pessoas, assumindo cargos de liderança e supervisão, em que são responsáveis por coordenar equipes, avaliar desempenho, desenvolver planos de carreira, promover o engajamento dos colaboradores e garantir a adequada gestão dos recursos humanos dentro de uma organização.
  • Consultoria em Recursos Humanos: Os graduados podem atuar como consultores em Recursos Humanos, prestando serviços de assessoria e consultoria para empresas. Nesse papel, eles podem auxiliar na implementação de práticas de gestão de pessoas, elaboração de planos estratégicos de recursos humanos, desenvolvimento de programas de capacitação, avaliação de clima organizacional, entre outros serviços personalizados.
  • Gestão de Talentos: Os profissionais podem trabalhar em empresas especializadas em gestão de talentos, auxiliando na identificação, atração, retenção e desenvolvimento de profissionais com alto potencial. Isso pode envolver estratégias de employer branding, programas de trainee, planos de sucessão, gestão do desempenho e programas de desenvolvimento de liderança.
  • Relações Trabalhistas: Os graduados podem atuar na área de relações trabalhistas, lidando com questões relacionadas a contratos de trabalho, negociação coletiva, acordos sindicais, legislação trabalhista, resolução de conflitos e elaboração de políticas e procedimentos que estejam de acordo com as leis e regulamentos vigentes.
  • Recrutamento e Seleção: Os profissionais podem se especializar em recrutamento e seleção, trabalhando em empresas de recrutamento ou diretamente nas organizações. Eles são responsáveis por identificar as necessidades de contratação, divulgar vagas, realizar triagem de currículos, conduzir entrevistas, aplicar testes e avaliações, e selecionar os candidatos mais adequados para as posições em aberto.
  • Educação e Treinamento: Os graduados podem atuar na área de educação e treinamento, desenvolvendo e ministrando programas de capacitação para os colaboradores de uma empresa. Eles podem elaborar planos de treinamento, identificar necessidades de desenvolvimento, coordenar ações de educação corporativa e avaliar os resultados das iniciativas de treinamento.

O que faz um graduado do curso?

Um graduado em Gestão de Recursos Humanos possui habilidades e conhecimentos específicos para desempenhar uma série de funções e responsabilidades relacionadas à gestão e desenvolvimento de pessoas em uma organização. Aqui estão algumas das atividades que um graduado desse curso pode realizar:

  • Recrutamento e seleção: Um graduado em Gestão de Recursos Humanos pode ser responsável por identificar as necessidades de contratação da organização, criar anúncios de vagas, divulgar oportunidades de emprego, receber e analisar currículos, conduzir entrevistas, aplicar testes e avaliações, verificar referências e selecionar os candidatos mais qualificados para as posições em aberto.
  • Treinamento e desenvolvimento: O profissional pode planejar, desenvolver e implementar programas de treinamento e desenvolvimento para os funcionários da empresa. Isso pode incluir a criação de planos de treinamento, a organização de cursos, workshops e palestras, o desenvolvimento de materiais de treinamento, a coordenação de atividades de aprendizagem e a avaliação dos resultados obtidos.
  • Gestão de desempenho: Um graduado em Gestão de Recursos Humanos pode ser responsável por implementar e gerenciar sistemas de avaliação de desempenho na organização. Isso envolve definir metas e objetivos claros, fornecer feedback aos funcionários, identificar áreas de melhoria, reconhecer e recompensar o bom desempenho, e auxiliar no desenvolvimento de planos de ação para o crescimento e aprimoramento profissional dos colaboradores.
  • Administração de benefícios e remuneração: O profissional pode ser responsável pela administração dos benefícios oferecidos aos funcionários, como planos de saúde, vale-alimentação, planos de previdência, entre outros. Além disso, pode participar da definição de políticas de remuneração, realizar pesquisas salariais, elaborar planos de cargos e salários, e garantir a justiça e a equidade nas práticas de remuneração da organização.
  • Relações trabalhistas: O graduado em Gestão de Recursos Humanos pode atuar na gestão das relações trabalhistas na organização. Isso inclui a interpretação e aplicação das leis trabalhistas, a negociação e administração de acordos coletivos com sindicatos, a resolução de conflitos entre funcionários e a gestão de políticas disciplinares e de conduta ética.
  • Desenvolvimento de políticas e procedimentos: O profissional pode participar do desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos internos relacionados aos recursos humanos. Isso inclui a elaboração de políticas de recrutamento, código de conduta, programas de benefícios, programas de diversidade e inclusão, políticas de saúde e segurança no trabalho, e outras diretrizes que visam a promover um ambiente de trabalho adequado e alinhado aos valores e objetivos da organização.
  • Gestão do clima organizacional: O graduado em Gestão de Recursos Humanos pode ser responsável por avaliar e monitorar o clima organizacional da empresa, identificar problemas ou insatisfações dos colaboradores, e implementar ações para melhorar o ambiente de trabalho.

Coordenador(a)

RHYNALDO COSTA

Possui Mestrado em Agronegócios pela UFG; Pós- graduação em Metodologia do Ensino Superior pela UEG; graduação em Administração de Empresas pela Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura. Atualmente é pesquisador do Instituto Federal de Brasília, pesquisador da Universidade Federal de Goiás, professor Titular da Faculdade Unicamps e professor de pós-graduação em Gestão Empresarial, Finanças e Controladoria da faculdade Unicamps. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação coorporativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Atendimento ao cliente, comunicação empresarial, equipes autogerenciáveis. Liderança empresarial, Gestão da Qualidade, Teoria das restrições, produção. gargalos, pós-consumo; resíduos sólidos; responsabilidade coorporativa, performance empresarial, análise de causa raiz, tecnologia e ferramentas de gestão.