Pós-Graduação EAD

Metodologias Ativas e Prática Docente

Sobre o Curso

O profissional que hoje utiliza metodologias ativas proporciona muitos benefícios para o estudante: desenvolvimento da autonomia da confiança e da criticidade; maior engajamento e motivação na aprendizagem; ampliação da habilidade de resolver problemas; maior protagonismo do aprendizado; no mundo do trabalho, possibilita uma maior qualificação para a profissão. Desta forma, fazer uma pós-graduação em Metodologias Ativas e Prática Docente é, portanto, um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar e garantir um bom espaço de atuação no campo da educação, assim como se manter no mercado que é cada vez tendencioso ao uso dessas e de outras metodologias cada vez mais modernas e em consonância com os anseios sociais.

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Público Alvo

O curso é destinado a graduados em Ciências da Educação e áreas correlatas, como Pedagogia, Licenciaturas, bem como aos profissionais que atuam ativamente na educação, como professores, diretores, supervisores, coordenadores e demais áreas vinculadas a atividade pedagógica regular. O curso é estendido aos demais profissionais de áreas que desejam adquirir conhecimento interdisciplinar no objeto do presente curso.

Mercado de Trabalho

O curso de especialização lato-sensu em Metodologias Ativas e Prática docente vai preparar você para trabalhar na área de educação, em espaços escolares e não escolares, adquirindo competências e habilidades para atuar com tecnologias de EAD, ensino híbrido, sala de aula invertida, desenvolvimento da aprendizagem através de problemas, e desenvolvimento da aprendizagem através de projetos.

Diferenciais

Apresentar ao aluno o conceito central de metodologias ativas e as práticas mais comuns; Apresentar aos participantes as metodologias ativas de aprendizagem e os recursos tecnológicos por elas utilizados; Apresentar metodologias inovadoras para a aprendizagem ativa do aluno; Capacitar professores para atuar no processo ensino-aprendizagem, por meio da aprendizagem ativa e colaborativa; Conhecer as formas mais apropriadas para se avaliar a aprendizagem por meio das metodologias ativas; Desenvolver a habilidade para elaboração de planos de aula com base nas metodologias ativas; Desenvolver estratégias pedagógicas, mediante identificação de contextos reais da prática pedagógica, com uso das TDIC e da aprendizagem ativa; Explorar a contribuição das tecnologias digitais na valorização da criatividade, da colaboração, do pensamento crítico, da autoria e do protagonismo do estudante; Identificar as metodologias adequadas, considerando o novo perfil do aluno e das novas tecnologias e metodologias, mediante estudo de casos;